O governo brasileiro e o governo do Japão concluíram acordo sanitário que autoriza a exportação de produtos à base de gordura de aves, suínos e bovinos para o mercado japonês.
Com 125 milhões de habitantes, o Japão é a terceira maior economia do mundo e, em 2024, foi o sétimo maior destino das exportações agrícolas brasileiras, que totalizaram US$ 3,3 bilhões. Entre janeiro e julho de 2025, as vendas para o país somaram US$ 1,8 bilhão.
Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a abertura para produtos à base de gordura de origem animal, utilizados na fabricação de ração animal e "pet food", amplia a inserção do Brasil em um dos mercados considerados mais exigentes do mundo. “O Brasil, que já é fornecedor de soja e milho, consolida-se também como exportador de matéria-prima animal para rações, fortalecendo sua posição como parceiro estratégico no abastecimento japonês”, destacou a pasta.
De acordo com o Mapa, com este anúncio, o agronegócio brasileiro soma 422 novos acessos de mercado em 71 destinos durante a atual gestão. O ministério ressaltou que esses resultados são fruto do trabalho conjunto com o Ministério das Relações Exteriores (MRE).