icon-weather

Segunda-feira, 15 de Setembro de 2025, 06h:47 - A | A

ATRAÇÃO DE INVESTIMENTOS

Mauro: “Mato Grosso segue mostrando que aqui é um exemplo de Brasil que dá certo”

Segundo executivos das companhias, o apoio do governo estadual foi determinante para viabilizar os projetos

DA REDAÇÃO

A Amaggi e a Inpasa firmaram uma parceria estratégica para a construção de três novas usinas de etanol de milho em Mato Grosso, com investimentos estimados em R$ 2,5 bilhões. A decisão foi comemorada pelo governador Mauro Mendes, que nas redes sociais destacou que Mato Grosso segue mostrando que aqui é um exemplo de Brasil que dá certo.

“Mato Grosso é o Estado que mais cresce no país, com ambiente de negócios desburocratizado e incentivos com transparência e agilidade. Temos um governo sério, que atrai e apoia quem quer produzir. Com gestão eficiente e confiança do setor privado, ninguém segura o nosso Mato Grosso, que já é o maior produtor de etanol de milho do país”, ressaltou o gestor.

Segundo executivos das companhias, o apoio do governo estadual foi determinante para viabilizar os projetos. Mato Grosso é atualmente o maior produtor de etanol de milho do Brasil e ocupa a segunda posição na produção total de etanol, atrás apenas de São Paulo.

Na safra 2023/24, o estado produziu 4,54 bilhões de litros de etanol de milho em 14 usinas ativas, das quais 11 são exclusivas para processamento do grão. A projeção é de que esse volume alcance 9,6 bilhões de litros anuais até 2031, consolidando o protagonismo regional na transição energética e no mercado de biocombustíveis.

A entrada de três novas plantas amplia a capacidade produtiva do estado e reforça a posição do Brasil como um dos principais polos globais de bioenergia. Para Amaggi e Inpasa, o investimento não apenas fortalece o setor de etanol de milho, mas também cria sinergias com a cadeia agrícola local, agregando valor à produção de grãos.

Comente esta notícia