O estado de Mato Grosso apresenta um saldo de 53.007 empregos com carteira assinada nos dez primeiros meses do ano, de acordo com os dados do Novo Caged. O número é resultado das 571,5 mil admissões e 518,4 mil desligamentos durante o período.
Os números foram comemorados pelo governador Mauro Mendes, que ressalta que maior programa social que existe é a geração de empregos, e que por isso Mato Grosso, que é o estado que mais gera empregos, apresentaando um dos menores índices de desemprego do país.
“Entretanto, sabemos que muitas pessoas não conseguem sozinhas, e é por isso que temos programas como o Ser Família, liderado pela primeira-dama Virginia Mendes, que busca não só ajudar, mas também capacitar as famílias. Com o trabalho conjunto, conseguiremos amparar e fortalecer o nosso maior patrimônio: a família!”, pontuou o gestor em suas redes sociais.
Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, os novos postos de trabalho gerados de janeiro a setembro de 2024 são 35% a mais do que todos os novos empregos abertos durante 2023, quando Mato Grosso fechou o ano com a contratação de 39 mil trabalhadores. Somente em setembro deste ano, Mato Grosso criou mil 723 empregos formais com carteira assinada e Cuiabá liderou a geração de trabalho com 848 novos postos.
Os cinco grandes grupos de atividades econômicas apresentam saldo positivo em Mato Grosso neste ano. O destaque fica por conta do setor de Serviços, que registra a abertura de 19.661 vagas em 2024. Na sequência aparecem os setores de Construção (11.962 vagas), Indústria (9.662), Comércio (6.767) e Agropecuária (4.959 vagas).
A capital Cuiabá é o município com melhor saldo no estado nos dez primeiros meses deste ano, tendo gerado 9.433 novos postos. A cidade tem hoje um estoque de 112.956 empregos formais. Na sequência dos municípios com melhores desempenhos em 2024, no estado, aparecem Rondonópolis (4.606 vagas), Várzea Grande (3.838), Sinop (3.265) e Lucas do Rio Verde (2.354).
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda, o saldo positivo demonstra a eficiência das políticas de incentivo econômico adotadas pelo Governo do Estado.
“Mato Grosso continua sendo um ambiente favorável para negócios. Nossos setores de Serviços, Indústria, Construção e Comércio estão gerando novas oportunidades de trabalho e ampliando as perspectivas para nossa população. O saldo positivo é o resultado das políticas de incentivo econômico implementadas pelo Governo”, afirma César Miranda.
A maioria das contratações foram de mulheres, com mais de mil e trezentas vagas. Jovens de 18 a 24 anos também lideraram as contratações com mais de mil novos empregos em setembro deste ano.



