icon-weather

Sábado, 28 de Dezembro de 2024, 10h:25 - A | A

PIRACEMA

Órgãos ambientais flagram pesca predatória e apreendem 81 kg de pescado

O pescado foi doado para o Projeto Social da Igreja Assembleia de Deus, em Rondonópolis

Da Redação

Uma denúncia de pesca predatória em período de defeso da piracema resultou na apreensão de 81 quilos de pescado em Rondonópolis. A operação na região da Volta Grande e do Miau, no Rio Vermelho, foi realizada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA) em parceria com o Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA), neste final de semana.

No local, os suspeitos não foram encontrados. Mas pescados das espécies de pintados, jaú, palmito, jurupoca e pacu foram apreendidos. Entre os petrechos apreendidos, estão três redes, uma espingarda e um freezer com os pescados.

O pescado foi doado para o Projeto Social da Igreja Assembleia de Deus, em Rondonópolis (212 km de Cuiabá).

PIRACEMA

Piracema é a migração dos peixes rio acima para a reprodução. Em determinada época do ano, os peixes que estão fisiologicamente prontos para esse evento sobem o rio para regiões onde as características físico-químicas da água garantem a fecundação dos óvulos e a sobrevivência das larvas.

Determinadas espécies de peixes precisam desovar em locais com águas mais oxigenadas ou com características gerais que favoreçam a sobrevivência dos ovos e das larvas. Neste período de migração para reprodução, os peixes ficam mais suscetíveis à captura, por isso é importante respeitar a proibição de pesca para preservar as espécies que vão povoar os rios.

Comente esta notícia