A Prefeitura de Chapada dos Guimarães (64 km de Cuiabá), por meio da Secretaria Municipal de Educação, deu início às atividades do Projeto de Inovação Tecnológica e Cultura Maker na Escola Municipal Abinel de Freitas. A cerimônia de abertura ocorreu na última quinta-feira (13) com a presença de autoridades municipais e estaduais.
O prefeito Osmar Froner destacou a importância da iniciativa para o desenvolvimento educacional. "Instigar a curiosidade dos alunos é fundamental. Essa novidade traz conhecimento adicional e amplia a presença da educação profissional por meio da robótica", afirmou.
O projeto integra o programa estadual de incentivo à educação tecnológica e conta com investimento de R$ 1 milhão, viabilizado por meio de emenda parlamentar do deputado Coronel Assis. O convênio entre a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) e a prefeitura tem vigência até dezembro de 2026.
As atividades tiveram início com uma carreta tecnológica na última segunda-feira (10) e seguem até 19 de novembro, atendendo turmas do 4º e 5º ano de cinco escolas municipais. A programação inclui práticas de robótica educacional, prototipagem e experimentação tecnológica por meio de kits pedagógicos específicos.
A execução do projeto será conduzida pela Secretaria Municipal de Educação, com carga horária total de 80 horas dedicadas às ações formativas.


