icon-weather

Quarta-feira, 27 de Agosto de 2025, 09h:42 - A | A

Com apoio da SES

Sala de amamentação do TRT-MT é certificada pelo Ministério da Saúde

Iniciativa incentiva instituições públicas e privadas a disponibilizarem espaços adaptados às necessidades das suas trabalhadoras que amamentam

DA REDAÇÃO

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) entregou, nesta terça-feira (26.8), a placa de certificação do Ministério da Saúde à equipe do Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região (TRT-MT), pela implantação da Sala de Apoio à Amamentação em sua sede no Centro Político Administrativo, em Cuiabá.

Segundo a coordenadora de Promoção e Humanização da Saúde da SES, Rosiene Pires, o documento do Governo Federal reconhece que o TRT-MT promove, protege e apoia a amamentação de suas trabalhadoras ao disponibilizar um ambiente adaptado às necessidades de mulheres e pessoas que amamentam.

“É um orgulho ter mais uma Sala de Apoio à Amamentação certificada em nível nacional pela estratégia Mulher Trabalhadora que Amamenta, pois demonstra o comprometimento com o bem-estar materno e infantil. Essas mães contam e precisam contar com este apoio em seus locais de trabalho”, explicou Rosiene.

O espaço, localizado no 1º subsolo do prédio das varas de Cuiabá, é usado para amamentar, mas também atende servidoras lactantes que retiram e armazenam leite materno durante o período de trabalho.

O técnico responsável pela área da Promoção, Proteção e Apoio à Amamentação e Alimentação Complementar Saudável da SES, Rodrigo Carvalho, afirmou que a certificação é a constatação de que a sala está de acordo com os critérios do Ministério da Saúde.

“A sala funciona desde 2018, mas agora conseguiu a certificação justamente por preencher todos os requisitos estabelecidos pelo Ministério da Saúde. O local tem pia, geladeira com congelador, poltrona, armário e ambiente climatizado para atender confortavelmente às funcionárias”, concluiu Carvalho.

Comente esta notícia