icon-weather

Sexta-feira, 29 de Novembro de 2024, 08h:37 - A | A

LIBERTADORES

Eles acreditam! Torcedores do Atlético-MG listam coincidências entre Libertadores de 2013 e 2024

14 momentos semelhantes entre os dois anos

Globo.com

O torcedor do Atlético-MG acredita em Hulk, Gustavo Scarpa, Paulinho, Arana, Everson e companhia, mas, como bons atleticanos, também se apegam à mística das coincidências. Um movimento nas redes sociais convocou a torcida para encontrar momentos semelhantes entre 2013, ano em que conquistou o primeiro título da Libertadores, e 2024, quando disputará a final contra o Botafogo, no próximo sábado, em Buenos Aires. Veja a lista abaixo:

  • Pontuação

Atlético-MG de 2013 e o de 2024 terminou a fase de grupos da Libertadores na liderança, com 15 pontos. Os dois times ganharam cinco vezes e perderam uma partida. Nas duas ocasiões, o Galo foi derrotado no último jogo pelo mesmo placar - 2 a 0.

 

  • Nome de Santo ????

No caminho do Galo para a sua primeira final da história, o time mineiro enfrentou o São Paulo. Agora, em 2024, a equipe voltou a jogar contra um adversário com nome de Santo: San Lorenzo. Nas duas ocasiões, o Atlético eliminou os times em mata-mata.

 

  • Duelo de Alvinegros

Quando foi campeão, o Galo disputou o troféu contra o Olímpia, uma equipe que também tem preto e branco na camisa. Na época, a final era disputada em dois jogos e, nos dois momentos, o Atlético vestiu a camisa tradicional listrada. Esse também será o uniforme de sábado, já que a equipe mineira é a mandante do jogo, por ter feito campanha melhor que o Botafogo na primeira fase da competição.

Guilherme, Atlético-MG x Olimpia — Foto: Reuters

Guilherme, Atlético-MG x Olimpia — Foto: Reuters

 

  • Camisa de fé ✝️

O Papa Francisco está montando coleção de camisa do Galo. Em 2013, o Pontífice foi agraciado com uma camisa personalizada do Atlético, ofertada pelo mineiro e seminarista Bruno Rodrigo, residente em Roma. Neste ano, o Papa ganhou mais um manto Alvinegro. Desta vez, o presente chegou das mãos do Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

 

  • Momento fofoca

O ator Daniel Oliveira, conhecido por ser fanático pelo Atlético e frequentador dos estádios, também entrou na lista de coincidências. No ano em que viu o time ganhar a primeira Libertadores, ele ficou solteiro. Terminou o casamento com a também atriz Vanessa Giácomo. Em abril de 2024, chegou ao fim o casamento de Daniel com Sophie Charlotte.

Daniel Oliveira na torcida durante Atlético-MG x Olimpia — Foto: Alexandre Rezende

Daniel Oliveira na torcida durante Atlético-MG x Olimpia — Foto: Alexandre Rezende

 

  • Quebrando jejum

O Galo ficou onze anos sem conseguir vencer o Grêmio em Porto Alegre. O time superou os gaúchos em 15 de setembro de 2013, por 1 a 0. Depois disso, foram 11 partidas até conseguir vencer os gremistas em Porto Alegre. A vitória aconteceu em 1º de setembro deste ano, pelo Campeonato Brasileiro.

 

  • 10 com estrela ✨

Ronaldinho Gaúcho e Paulinho, ambos camisas 10, marcam mais um momento dessas coincidências. Em 2013, contra o São Paulo, nas oitavas de final, saiu perdendo aos oito minutos do primeiro tempo e empatou aos 42 com o gol do Bruxo. Em 2024, foi a vez de Paulinho empatar a partida das oitavas, contra o San Lorenzo. O gol do time argentino foi aos 17 minutos da primeira etapa. O empate aconteceu aos 12 do segundo tempo. As duas partidas foram fora do território atleticano.

 
  • Caminho mais longo

Assim como o Olímpia em 2013, o Botafogo, adversário do Galo na final deste ano, disputou a pré-Libertadores. O time Carioca eliminou o Aurora, da Bolívia, e o Bragantino, para chegar à fase de grupos da competição continental.

 

  • Campanha

O Galo de 2013 e o de 2024 fizeram campanhas idênticas das oitavas até a final. Na campanha campeã, o Atlético venceu os dois jogos contra o São Paulo, empatou as duas partidas com o Tijuana, perdeu ida e ganhou a volta contra Newell's Old Boys. Ou seja: três vitórias, dois empates e uma derrota. Neste ano, o Galo empatou a ida e ganhou a volta contra o San Lorenzo, perdeu uma e ganhou a outra contra o Fluminense, superou o River em casa e empatou na Argentina.

 

 

  • Casa da final ????️

Fazendo toda a campanha de viradas no Independência, o Galo levantou o troféu no Mineirão. Por causa da capacidade de público, o time alvinegro não pode finalizar a campanha vitoriosa no Horto. Nesta temporada, o motivo é diferente. A Libertadores agora é em final única, em campo neutro. Por isso, mesmo tendo a Arena MRV com casa, o Atlético vai ao Monumental de Nuñez, na Argentina, para lutar por mais uma taça.

 

  • Vai cair no ENEM?

Se é dia de prova do ENEM, é dia de atleticano não ver o time ganhar. Em 26 de outubro de 2013, primeiro dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio, o Galo foi derrotado pelo Botafogo, por 1 a 0. Em 2024, o primeiro dia do ENEM caiu na partida de ida da final da Copa do Brasil, em que o Atlético perdeu para o Flamengo, por 3 a 1, na final da Copa do Brasil.

 

  • É TETRAAAAA! ????️

A coincidência agora vem da Fórmula 1. Em 2013, Sebastian Vettel conquistou o quarto título seguido nas pistas (2010, 2011, 2012, 2013). Onze anos depois, outro tetracampeonato consecutivo voltou a acontecer. Agora foi a vez do piloto Max Verstappen (2021, 2022, 2023 e 2024). Os dois conseguiram o feito pilotando os carros da Red Bull Racing.

 

  • Carnaval de São Paulo ????

A Mocidade Alegre foi campeã do Carnaval de São Paulo em 2013, mesmo ano da primeira Glória do Galo, e voltou a conquistar o título em 2024, ano em que o Atlético volta a final da Libertadores.

 
 
 
  • Carnaval do Rio de Janeiro ????

Essa não coincidência de 2013, mas é algo que o atleticano considera como um bom sinal. Todas as vezes que a Viradouro é campeã do Carnaval do Rio de Janeiro, um brasileiro é bi da Libertadores. Os títulos da escola de samba no Grupo Especial aconteceram em 1997, quando o Cruzeiro conquistou pela segunda vez a Libertadores e em 2020, quando o Palmeiras conseguiu o feito.

 

 

Comente esta notícia