Cuiabá recebeu neste fim de semana o campeonato brasileiro de esportes para surdos etapa Mato Grosso, com competições de Tênis de Mesa, Xadrez e Circuito de Vôlei de Praia. O evento reuniu atletas surdos de mais de 16 estados, destacando a importância do esporte inclusivo.
Organizado pela Confederação Brasileira de Desportos para Surdos (CBDS) e apoiado pela Secretaria Estadual de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e pela Central de Interpretação de Libras (CIL), o campeonato começou no sábado, dia (03.08) e encerrou neste domingo (04).
O torneio de Xadrez, que aconteceu no Paiaguas Pallace Hotel a categoria masculina foi a campeã sendo representada pelo estado do Paraná. Já no primeiro e segundo lugar feminino, o estado de Goiás ganhou as medalhas nacionais.
Na categoria individual feminino de Tênis de Mesa, o primeiro lugar ficou com o estado de Santa Catarina, enquanto a medalha de prata foi para o Rio de Janeiro e o bronze com o Paraná. Na categoria masculino individual, o estado de São Paulo saiu vencedor com o primeiro lugar, seguido pelo Paraná em segundo e Minas Gerais com o terceiro. O evento aconteceu no ginásio esportivo Dom Aquino.
No vôlei de praia, sediado no Reseva Beach Sports no bairro Santa Rosa, uma dupla do Nordeste, composta por atletas de Natal (RN) e Fortaleza (CE), conquistaram a medalha de ouro. No feminino, a vitória foi para a dupla composta com uma do Rio Grande do Sul e outra Paraná.
Isis Bortoluzzi, vencedora da categoria feminina ouro, destacou a dificuldade de competir em um clima diferente do que está acostumada. "A maior dificuldade foi o clima seco, o calor. Eu sou do Paraná e a minha companheira é do Rio Grande do Sul. Sentimos muito a diferença, mas graças ao nosso esforço conseguimos vencer essa medalha", afirmou entusiasmada.
Na categoria masculina, a dupla campeã ressaltou a emoção e o esforço necessários para conquistar a medalha. "É muita emoção para nós. Nosso objetivo em vir era ser campeão e a dupla foi muito boa. Conseguimos a medalha de ouro", declararam ao Candido News.
O Candido News acompanhou o campeonato; veja fotos e vídeos.