icon-weather

Sexta-feira, 23 de Maio de 2025, 09h:25 - A | A

OPERAÇÃO SANSÃO

Tutor é preso por crueldade contra cães em Várzea Grande

Da Redação

Um homem de 56 anos, foi preso em uma ação contra a crueldade animal, no bairro Parque do Lago, em Várzea Grande, nesta quinta-feira (22). Ele é acusado de maus-tratos a dois cães domésticos, encontrados em condições de abandono e sofrimento.

A prisão faz parte da "Operação Sansão", uma iniciativa contínua da Polícia Civil, através da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), para combater crimes de maus-tratos em Cuiabá e região metropolitana, visando garantir o bem-estar e a dignidade dos animais.

A denúncia anônima alertou para a situação de um cachorro em abandono. Ao chegarem à residência, os investigadores da Dema se depararam com dois cães de porte médio, ambos presos por pequenas cordas, sem acesso a água ou comida.Uma cadela apresentava magreza extrema e estava infestada por parasitas.

O segundo animal, um macho de pelagem preta, estava ainda mais debilitado: além da magreza acentuada, exibia visíveis dificuldades para caminhar e um inchaço preocupante na boca.

Diante da gravidade da situação, a equipe da Politec foi acionada para realizar a perícia no local, documentando as evidências dos maus-tratos. Os animais foram prontamente recolhidos pelo Centro de Zoonoses de Várzea Grande, onde receberam atendimento veterinário urgente e os cuidados necessários para sua recuperação.

O tutor dos animais foi levado à Dema para prestar esclarecimentos. Em depoimento, alegou que deixava os cães presos durante o dia e os soltava à noite, alimentando-os apenas uma vez ao dia. Sobre o inchaço na boca de um dos cachorros, disse desconhecer a causa.

Após ser ouvido, o homem foi autuado em flagrante delito por crime ambiental contra a fauna, especificamente por maus-tratos a animais domésticos.

O crime de maus-tratos a animais domésticos é punido pela legislação brasileira, prevendo reclusão de 2 a 5 anos, multa e a proibição da guarda do animal. Em casos de morte do animal, a pena pode ser aumentada.

Um símbolo de resiliência

O nome da operação, "Sansão", é uma homenagem a um pitbull que, em 2020, teve suas patas traseiras brutalmente arrancadas em Minas Gerais. A história de Sansão, que conseguiu voltar a andar com a ajuda de uma prótese desenvolvida nos Estados Unidos, tornou-se um símbolo mundial de resiliência e da luta contra a crueldade animal.

Comente esta notícia