Após as declarações do prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), que classificou a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) como “uma bosta”, estudantes, professores e políticos se reuniram nessa quinta-feira (21), em um ato público no campus, na Praça do Restaurante Universitário, em defesa da instituição.
Conforme o gestor afirmou, na última terça-feira (19), que alunos da rede pública precisam recorrer a universidades privadas, enquanto os oriundos de escolas particulares conseguem vaga na instituição pública, que, segundo ele, é “diferenciada, mesmo sendo uma bosta”.
A reitora da UFMT, Marluce Silva, rebateu as falas e destacou a relevância da universidade para Mato Grosso em entrevista a TV Vila Real.
“Nós temos hoje 23 mil estudantes vinculados aos nossos cursos, que são avaliados pelo MEC e estão entre os melhores do Brasil. Portanto, falas covardes, manifestações indecentes e desqualificadas não ecoam. A prova é que temos toda essa população e autoridades que passaram ou ainda estudam aqui, como os deputados estaduais: Barranco (PT), Wilson Santos (PSD) e o deputado federal Emanuelzinho (MDB), além de Rafaela Fávaro, entre outros”, afirmou.
O deputado estadual Wilson Santos (PSD), ex-aluno da instituição, destacou que sua trajetória política começou na universidade.
“Aqui eu comecei a aprender política, militei no movimento estudantil, presidi por duas vezes o Centro Acadêmico de Direito. Tudo que aprendi na vida política devo a essa universidade. Quando prefeito de Cuiabá, fiz várias parcerias com a UFMT”, disse.
Ele também sugeriu que Brunini peça desculpas. “Eu lamento e espero que o prefeito tenha tempo para refletir. Que faça a sua meia-culpa, peça desculpas e venha dialogar com a reitora. Não há nenhuma instituição nesse estado que reúna tantos cérebros de excelência quanto a UFMT”, completou.
Também mestrando na instituição, o deputado estadual Valdir Barranco (PT) criticou duramente as falas do prefeito.
“Eu acho que ele nunca passou perto da UFMT. Se conhecesse a competência e a qualidade dos professores e a gestão da reitora Marluce, jamais ousaria falar tanta bobagem”, afirmou.
O deputado federal Emanuelzinho (MDB) classificou as falas de Brunini como ofensivas e sem fundamento. “Foi uma fala bizarra, desnecessária. Mostra o desconhecimento do prefeito sobre a importância de uma universidade federal para Mato Grosso e para o Brasil”, declarou.
O ato reuniu estudantes, docentes e lideranças políticas em defesa da UFMT, que completa mais de 50 anos de contribuição na formação de profissionais e pesquisadores que atuam em diversas áreas no estado e no país.