icon-weather

Segunda-feira, 02 de Dezembro de 2024, 08h:41 - A | A

EM TRAMITAÇÃO DESDE 2022

PEC que proíbe a criação de novas unidades de conservação em MT volta à pauta de votação na AL nesta quarta

Para acelerar os trabalhos de fim de ano, os deputados devem realizar três sessões seguidas

Da Redação

Os deputados estaduais se reúnem nesta quarta-feira (27) para votar 40 projetos que estão em pauta nas sessões ordinárias da Assembleia Legislativa de Mato Grosso. O destaque fica com a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 12 de 2022 que proíbe a criação de novas unidades de conservação no estado até a regularização de ao menos 80% das unidades já existentes.
 
A proposta é polêmica e tramita no Legislativo Estadual desde 2022. De autoria do Executivo, a propositura prevê que novas unidades estaduais de conservação ambiental só serão criadas depois que pelo menos 80% das que já existem estejam regularizadas e ainda aumenta para 10 anos o prazo que o estado tem para implementar as unidades de conservação já existentes. Ou seja, durante esse período, nenhuma unidade será criada.
 
O projeto foi aprovado em primeira votação em fevereiro do ano passado. Ainda em 2023 foram realizadas diversas audiências públicas e reuniões para debater o projeto, mas ele ficou parado desde então. Com a PEC em pauta mais uma vez, os debates devem ser acalorados, ainda mais pelo lado do deputado Lúdio Cabral (PT) um dos maiores críticos da proposta.
 
Também está em pauta a votação do Projeto de Lei Complementar nº 27/2024 que altera a carga horária de trabalho dos profissionais da Educação Básica da rede estadual que poderão exercer 20, 30 ou 40h semanais para os professores e 30h semanais para os cargos de técnico administrativo Educacional e de Apoio Administrativo Educacional.
 
Outros projetos em pauta são os que alteram a redação do Inciso XXII do Art. 10 da Constituição do Estado de Mato Grosso, incluindo a gratuidade para as ações de condenação, arbitramento, cobrança ou execução de honorários advocatícios; e o projeto de lei que proíbe o uso, por estudantes nas salas de aula das escolas da rede pública do estado de telefone celular e outros dispositivos eletrônicos com telas digitais.
 
Para acelerar os trabalhos de fim de ano, os deputados devem realizar três sessões seguidas nesta quarta. Lembrando que na quarta-feira passada (20), devido ao feriado do Dia da Consciência Negra, não teve sessão.

Comente esta notícia