Nesta segunda-feira (25/8), a Justiça da Paraíba determinou a transferência de Hytalo Santos e seu marido, Israel Nata Vicente, para a Penitenciária Desembargador Flóscolo da Nóbrega, popularmente chamada de Penitenciária Roger, em João Pessoa. Diferente da vida de luxo e ostentação que costumavam compartilhar nas redes sociais, os influenciadores vão lidar com a realidade do sistema prisional brasileiro. Veja.
A Penitenciária Roger é a maior da Paraíba e por vezes, esteve acima de sua capacidade, enfrentando uma situação da superlotação, tendo chegado a quase 1.400 presos. Segundo o Tribunal de Justiça da Paraíba, em 2022 a penitenciária tinha em torno de 540 reeducandos.
Foi instalado na unidade o Pavilhão LGBT+, com o objetivo de proteger os presos que se declaram homossexuais de violência e discriminação. As celas são especiais e garantem uma maior liberdade para cuidar da higiene pessoal.
Os dias de visita acontecem sempre aos domingos, seja ela íntima ou social. Mas para entrar na unidade é preciso seguir algumas regras. Dentre elas, uma lista de alimentos e materiais permitidos:
- 2kg de legumes variados por semana, podendo ser in natura.
- 2kg de frutas por semana, devidamente cortadas em embalagens transparentes.
- 500 gramas de leite e 500 gramas de doce por semana, em embalagens transparentes.
- Suco de cor clara, e apenas 2 litros por semana, em vasilhame de plástico transparente.
- Estando congelada, nenhuma alimentação ou líquido deverá entrar no estabelecimento.
- Um maço de cigarro ou 500 gramas de fumo in natura.
- Biscoito recheado ou água e sal 500 gramas.
Nem mesmo as roupas são em grande quantidade. Hytalo e o marido, Euro, vão precisar revezar apenas duas peças de cada espécie, especificamente com cor branca ou clara. Além de um par de chinelo no mesmo tom.
Para a higiene pessoal, os influenciadores vão poder utilizar desodorante do tipo cremoso e um barbeador de uma lâmina por semana, descartável – que deve ser devolvido para receber outro.
Já para a limpeza, eles podem receber sabão em barra ou em pó, além de água sanitária. Somente uma barra ou um saco de 1kg e 1 litro, tudo uma vez por semana.
Hytalo foi preso por determinação da Justiça da Paraíba após uma denúncia de exploração e adultização de crianças nas redes sociais. Ele e o marido são investigados por suspeita de exploração sexual e econômica de menores, além de trabalho infantil irregular.