icon-weather

Terça-feira, 25 de Novembro de 2025, 15h:14 - A | A

ALIMENTAÇÃO INACESSÍVEL

Estudantes do IFMT inciam greve por 'bandejão' nesta quarta-feira (26)

O movimento faz parte da greve nacional convocada pela Federação Nacional dos Estudantes em Ensino Técnico (Fenet), que ocorre em todas as regiões do país.

Da Redação

Para cobrar a redução do valor da refeição no bandejão, estudantes do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Octayde, no Centro de Cuiabá, paralisaram as atividades nesta quarta-feira (26). O movimento faz parte da greve nacional convocada pela Federação Nacional dos Estudantes em Ensino Técnico (Fenet), que ocorre em todas as regiões do país.

Hoje, o almoço no campus custa R$ 11,95, valor considerado inviável para a maioria dos alunos que dependem da refeição para permanecer na escola em período de contraturno. Segundo os estudantes, muitos colegas deixam de almoçar por não terem condições de pagar diariamente.

Levantamento do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal (Conif) mostra que mais de 60% dos estudantes dos Institutos Federais vivem com renda familiar inferior a um salário mínimo e meio, reforçando a demanda por uma política de alimentação acessível.

A mobilização tem como principal objetivo combater a fome nos Institutos Federais e pressionar o governo federal a rever o valor das refeições.

Comente esta notícia