icon-weather

Domingo, 02 de Novembro de 2025, 12h:07 - A | A

GUNS N’ ROSES EM CUIABÁ

Pesquisa da Sedec aponta que 33% do público de show histórico veio de outros estados

Levantamento parcial mostra impacto turístico do show na Arena Pantanal; visitantes de outros estados e até da Bolívia participaram do evento. O objetivo é identificar o perfil dos turistas e mensurar o impacto econômico.

DA REDAÇÃO

Uma pesquisa coordenada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT) aponta que a maioria do público do show do Guns N’ Roses em Cuiabá era formada por moradores de Mato Grosso (66,14%), enquanto 33,46% vieram de outros estados brasileiros e 0,39% de países vizinhos, como a Bolívia.

O levantamento foi realizado durante o show histórico da banda, na última sexta-feira (31 de outubro), na Arena Pantanal, e faz parte do programa Descubra Mato Grosso, em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, UFMT, IFMT e Unic. O resultado final da pesquisa deve ser divulgado em até 20 dias.

O objetivo da pesquisa é identificar o perfil dos turistas e mensurar o impacto econômico de um dos maiores eventos já realizados na capital mato-grossense.

Durante o evento, as equipes aplicaram cerca de 300 questionários entre 15h e 18h, com uma amostra representativa do público estimado em 40 mil pessoas. Foram coletadas informações sobre origem, hospedagem, gastos médios, tempo de permanência e intenção de retorno à cidade.

De acordo com Gláucia Regina da Silva, coordenadora de Pesquisa e Planejamento da Secretaria Adjunta de Turismo, o público mostrou grande interesse em participar e destacou o desejo de ver mais eventos internacionais em Mato Grosso.

“As pessoas demonstraram muito interesse em participar. Muitos visitantes de fora disseram querer conhecer melhor o estado e pediram mais eventos desse porte. Essa integração entre Estado, município e universidades faz a diferença na geração de dados de qualidade”, destacou Gláucia.

O coordenador de pesquisa da Unic, Osvaldo Borges, ressaltou que o estudo será uma referência para futuras análises sobre grandes eventos em Mato Grosso, ajudando o poder público a melhorar a estrutura turística e planejar ações estratégicas para atrair visitantes.

“É muito importante que as instituições se unam para gerar conhecimento e informação de qualidade. Quando o Estado e as universidades trabalham juntos, o resultado é um ganho real para o desenvolvimento público”, afirmou Borges.

PRÓXIMOS PASSOS: CRUZAMENTO COM DADOS ECONÔMICOS E TURÍSTICOS

Após a conclusão da tabulação, os resultados serão cruzados com dados de passagens aéreas e rodoviárias, além de indicadores de arrecadação do ICMS nos setores de hospedagem, alimentação e transporte.

O objetivo é medir o impacto real do show do Guns N’ Roses na economia local e compreender o comportamento dos visitantes durante grandes eventos realizados em Cuiabá e Mato Grosso.

Comente esta notícia