Servidoras do Ministério Público de Mato Grosso conquistaram o 1º e o 3º lugar no IdeIAthon - Maratona de Inovação com Inteligência Artificial, durante o encerramento do evento Outubro Movimente. O projeto "D.IA - A Inteligência que lê os Diários para Você" foi o campeão da disputa, e o projeto Sopro ficou com a terceira colocação. A premiação foi entregue na manhã desta sexta-feira (24), durante o encerramento do evento, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em Cuiabá.
A primeira iniciativa foi desenvolvida pelas servidoras do MPMT Fabiane Campos (Deplan) e Gabriela Marques (Subplan), juntamente com os servidores André Sampaio (Desenvolve MT), Felipe Galdino (TJMT) e Geovane Alves (Seplag). A outra foi elaborada pelas servidoras do MPMT Dálete Campos Mariano (Deplan) e Gabriela Teixeira Figueiredo (Subplan), em parceria com os servidores Gildson Eder Oliveira Campos (Seduc) e Andrew Miguel Siqueira Baía (Seplag).
Os projetos premiados refletem o compromisso do Ministério Público de Mato Grosso com a modernização dos serviços oferecidos à sociedade. A iniciativa "D.IA - A Inteligência que lê os Diários para Você" propõe uma solução automatizada para leitura e análise de diários oficiais, otimizando tempo e recursos. Já o projeto Sopro é uma ferramenta de inteligência artificial que, por meio de perguntar direcionadoras, ajuda servidores e cidadãos a transformar ideias em projetos de maneira simples, além de avaliar sua adequação a editais e bancos de fomento, como o Banco de Projetos, Fundos e Entidades (Bapre).





