O Uruguai confirmou a vaga na Copa de 2026 com a vitória por 3 a 0 sobre o Peru na noite desta quinta-feira (4), em Montevidéu. A Celeste Olímpica se classificaria até mesmo com derrota, já que a Venezuela não derrotou a Argentina em Buenos Aires. Aguirre, Arrascaeta e Viñas anotaram os gols no Estádio Centenário.
Pela 15ª vez em sua história, a seleção bicampeã vai ao Mundial. A quinta classificação consecutiva é um feito inédito para o país. Neste século, os uruguaios só não estiveram presentes na edição de 2006, na Alemanha.
Bicampeões mundiais em 1930 e 1950, os uruguaios assumem a terceira colocação, agora com 27 pontos, e garantem uma das seis vagas diretas da América do Sul para o Mundial que será disputado no Canadá, Estados Unidos e México. Já os andinos seguem em penúltimo, com 12 somados.
O jogo
O time comandado por El Loco Bielsa não sentiu as ausências do lateral-esquerdo Maxi Araújo e do zagueiro Giménez. Afinal, teve o controle das ações desde os minutos iniciais. Com Arrascaeta, Varela e Piquerez de titulares, os donos da casa criaram as melhores chances. Aos 13 minutos, em jogada que começou com Arrascaeta iludindo dois defensores, Varela fez cruzamento na medida para Aguirre abrir o placar de cabeça na grande área. As melhores chegadas dos peruanos foram em arremates de Gonzáles e Yotún, que pararam no goleiro Rochet, que defende o Internacional.

Na volta do intervalo, o Uruguai manteve a pressão diante de um adversário que ficou, sem sucesso, à espera dos contragolpes. Assim, os anfitriões ampliaram aos 12′, em mais um lance que teve participação do trio. Varela cruzou na segunda trave para Aguirre, que ajeitou de cabeça para trás. Arrascaeta, quase na linha da pequena área, fuzilou sem chances para o goleiro Gallese. Ainda deu tempo para Viñas, um dos entraram na etapa final, balançar a rede. O atacante recebeu cruzamento da esquerda e chutou de primeira para fazer o terceiro do Uruguai e dar números finais ao placar no Centenário.
URUGUAI 3×0 PERU
Rodada 17 das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026
Local: Estádio Centenário, Montevidéu (URU)
Data: 4/9/2025 (quinta-feira)
Gols: Aguirre, 13’/1ºT (1-0); Arrascaeta, 12’/2ºT (2-0); Viñas, 34’/2ºT (3-0).
URUGUAI: Rochet; Varela, Cáceres, Olivera e Piquerez; Valverde, Betancur e Arrascaeta (Ugarte, 24’/2ºT); Pellistri (Zalazar, 31’/2ºT), Aguirre (Viñas, 29’/2ºT) e Brian Rodríguez. Técnico: Marcelo Bielsa.
PERU: Gallese; Advíncula, Abram, Garcés e López; Noriega, Gonzáles (Sergio Peña, intervalo), Yotún (Concha, 20’/2ºT); Cabrera (Grimaldo, intervalo), Luis Ramos e Quevedo (Rivera, 27’/2ºT). Técnico: Óscar Ibáñez
Árbitro: Facundo Tello (ARG)
Auxiliares: Ezequiel Brailovsky (BRA) e Gabriel Chade (BRA)
VAR: Silvio Trucco (ARG)
Cartões Amarelos: Olivera (URU); López, Gonzáles (PER)
Cartão Vermelho: –