icon-weather

Terça-feira, 18 de Novembro de 2025, 11h:37 - A | A

SEGURANÇA

Secretário diz que escola onde dois foram esfaqueados será militarizada

Segundo ele, aumento de escolas cívico-militar tem recebido elogios de pais e estudantes

Da Redação

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, afirmou que a Escola Estadual Domingos Aparecido dos Santos, em Rondonópolis (220 km de Cuiabá), será militarizada após um estudante esfaquear dois colegas nas dependências da unidade.

O resultado que a gente tem recebido, tanto dos estudantes, dos profissionais da educação e dos pais, é muito positivo

Na última segunda-feira dia (10), um adolescente de 16 anos esfaqueou dois estudantes, de 13 e 15 anos, durante o intervalo de aulas.

 

“Hoje nós temos 130 escolas cívico-militar, ano que vem nós vamos transformar mais 100. Inclusive a Domingos está no nosso planejamento. Essa escola está finalizando uma obra e o próximo passo vai ser fazer a transformação [para cívico-militar]”, disse à imprensa.

 

Porto afirmou que a Seduc (Secretaria de Estado de Educação) agiu rápido no caso e disponibilizou toda a equipe psicossocial à disposição da família das vítimas. Ele informou que uma das adolescentes, que levou três facadas e teve o pulmão perfurado, está se recuperando bem.

 

Segundo o secretário, o resultado da política de aumento de escolas cívico-militar pelo estado tem tido resultado positivo e recebido elogios de pais e estudantes.

 

“A gente tem acompanhado e monitorado essas unidades e o resultado que a gente tem recebido, tanto dos estudantes, dos profissionais da educação e dos pais, é muito positivo. Principalmente na questão da organização, da disciplina e da diminuição da evasão escolar”, disse.

 

O caso

 

Durante o intervalo, um adolescente de 16 anos desferiu diversas facadas em uma menina de 13 anos na Escola Estadual Domingos Aparecido dos Santos, em Rondonópolis, utilizando um canivete.

 

A vítima foi atingida nas regiões do tórax, virilha, abdômen e pulmão. Já a outra vítima, um jovem de 15 anos que tentou ajudar, sofreu uma facada na mão.

 

A menina foi encaminhada ao Hospital Regional, onde precisou passar por cirurgia para a drenagem no pulmão. O autor dos ataques foi apreendido em flagrante e aguarda vaga no sistema socioeducativo.

 

O adolescente afirmou que a motivação do ataque é que ele era vítima de bullying da adolescente.

Comente esta notícia