A deputada estadual Janaina Riva (MDB) participou, de forma remota, da audiência pública sobre os altos índices de feminicídios registrados em Mato Grosso, proposta pela deputada Edna Sampaio (PT), na última quinta-feira (11), na Assembleia Legislativa. Durante sua fala, a parlamentar lamentou a morte da 39ª vítima de feminicídio registrada em 2025 em Mato Grosso, no município de Colíder, e reforçou que o estado segue liderando índices de violência contra mulheres e crianças.
“Viver em um país em que a cada seis minutos uma mulher é estuprada e em um estado que é líder no ranking de mortes de mulheres e estupro de crianças é motivo de vergonha para todas nós”, afirmou Janaina, destacando que a vida das mulheres “está valendo muito pouco” em Mato Grosso.
Falando de Aripuanã, ao lado das vereadoras Erika da Conselvan e Hélida Torremocha, a deputada ressaltou a importância de unir forças para enfrentar a violência de gênero e defendeu que o tema seja tratado acima de bandeiras partidárias. “Nós precisamos deixar a ideologia de lado, colocar os partidos políticos de lado e colocar a mulher mato-grossense em primeiro lugar”, disse.
Janaina garantiu que estará ao lado de todos que se dispuserem a combater a violência e o feminicídio e a lutar por mais orçamento e políticas públicas para a proteção das mulheres. “Chega de se preocuparem com a mulher só em período eleitoral. É preciso colocar em prática aquilo que se discursa, protegendo de fato as nossas mulheres através da educação, da segurança e também da saúde”, cobrou.
A audiência reuniu parlamentares, lideranças femininas e representantes de movimentos sociais engajados no enfrentamento ao feminicídio e à violência contra a mulher em Mato Grosso.