Termina nesta sexta-feira (7.11) a etapa estadual da VI Mostra Científica STEAM Seduc/MT 2025, evento da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) que celebra o protagonismo e a criatividade dos estudantes da rede pública de ensino.
Desde quarta-feira (5), 40 equipes finalistas apresentam seus projetos a uma banca examinadora, representando 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs). As transmissões são feitas ao vivo pelo canal da Seduc no YouTube, garantindo que toda a comunidade escolar acompanhe as apresentações.
Cada grupo tem 10 minutos para expor sua pesquisa e 5 minutos para responder às perguntas dos avaliadores, que definirão os 1º, 2º e 3º lugares nas categorias C1 (Ensino Fundamental) e C2 (Ensino Médio).
Nesta edição, 71 projetos científicos foram inscritos em todo o estado. Cada DRE selecionou seus representantes por categoria, destacando experiências que unem conhecimento e prática nas áreas da ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática, que são os pilares da abordagem STEAM.
Na avaliação do secretário de Estado de Educação, Alan Porto, mais do que uma competição, a Mostra é um espaço de aprendizagem ativa, onde os alunos são convidados a observar, investigar, experimentar e comunicar suas descobertas.
“A proposta é estimular o pensamento crítico, a criatividade e o trabalho em equipe, transformando a curiosidade dos estudantes em projetos capazes de impactar suas comunidades”, completa o secretário.
Premiação
Os estudantes e professores orientadores das equipes premiadas receberão equipamentos tecnológicos como forma de incentivo à pesquisa e ao protagonismo estudantil. O 1º lugar vai receber um notebook para cada estudante e professor orientador; o 2º lugar receberá um tablet para cada integrante da equipe; e o 3º lugar, um headphone para cada participante.
STEAM
A abordagem STEAM integra cinco áreas do conhecimento, Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática (sigla em inglês de Science, Technology, Engineering, Art and Math). Essa abordagem propõe o aprendizado por meio de projetos e desafios práticos, colocando os estudantes no centro do processo educativo e promovendo uma aprendizagem ativa e interdisciplinar.



