A Academia Mato-grossense de Letras (AML) realizou Sessão Magna da Saudade em memória do desembargador Benedito Pereira do Nascimento, que tinha assento na AML e faleceu em 30 de julho deste ano, aos 86 anos. Prevista no Estatuto da Academia, a cerimônia foi realizada em 10 de outubro, teve como propósito marcar a despedida do acadêmico e, da mesma forma, assinalar a vacância da cadeira 20, que era ocupada pelo magistrado.
“Durante sua atuação na 4ª Câmara Cível, tive o privilégio de conviver com um jurista de excelência, cuja competência técnica e generosidade conquistaram a admiração unânime dos colegas. Mais do que dividir votos e sessões, compartilhamos uma visão comprometida com a efetividade do processo e a defesa dos direitos fundamentais”, destaca o diretor-geral da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT), desembargador Márcio Vidal.
“Carinhosamente chamado de ‘Pereirão’, ele unia rigor jurídico com leveza, bom humor e humanidade. Sua trajetória deixa um legado de decisões densas, equilibradas e sensíveis aos mais vulneráveis. O Judiciário e a sociedade mato-grossense perdem um mestre, mas herdam seu exemplo de integridade, sensibilidade e compromisso com a justiça”, assinala o desembargador.