Em apenas sete meses à frente da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá, Amauri Monge Fernandes vem se destacando pela adoção de programas inovadores e pela capacidade de replicar, no âmbito municipal, ações de sucesso que marcaram sua trajetória como secretário executivo de Educação do Estado de Mato Grosso.
Entre as iniciativas já em andamento, o Programa CONTAGIE vem transformando a educação infantil ao promover práticas pedagógicas voltadas para o desenvolvimento integral das crianças, com foco em criatividade, socialização e aprendizagem significativa.
No ensino fundamental, o Programa GIRO tem sido uma resposta eficaz ao desafio da recuperação da aprendizagem, intensificado após os impactos da pandemia.
A proposta busca garantir avanços em leitura, escrita e matemática, por meio de metodologias diferenciadas e acompanhamento contínuo.
Outro destaque é o Programa LIVRO LIVRE, que incentiva o hábito da leitura ao democratizar o acesso a obras literárias e criar ambientes mais atrativos e acolhedores nas escolas da rede municipal.
Além das ações pedagógicas, Fernandes lançou um programa emergencial de recuperação da infraestrutura escolar, que vem modernizando prédios, garantindo condições adequadas de ensino e proporcionando mais segurança e conforto para alunos e professores.
A estratégia adotada em Cuiabá reflete o modelo de gestão que Fernandes consolidou em Mato Grosso, onde também obteve resultados expressivos.
Sua atuação reforça a ideia de que políticas públicas bem planejadas e executadas podem transformar a realidade educacional em curto prazo.
Com esse conjunto de iniciativas, a gestão de Amauri Monge Fernandes tem sido considerada um marco para a educação municipal, apontando para um futuro mais inclusivo, eficiente e de qualidade para os estudantes cuiabanos.
Isso acontece em função de o mesmo trazer arraigado em si, elevado conhecimento cognitivo que lhe permite quebrar paradigmas, e transformar a educação municipal em um novo modelo.
Hoje, ele é reconhecido como uma das melhores escolhas do prefeito Abílio Brunini para o primeiro escalão do Executivo.
Amauri Monge Fernandes é graduado em Direito, com especialização em Direito Administrativo e Mestre em Administração e Políticas Públicas. e Atualmente, é doutorando em Gestão Pública pela Universidade de Lisboa.





