Uma mulher foi presa em flagrante por injúria racial na tarde desta sexta-feira na estação BRT Boiúna, na Taquara, Zona Oeste do Rio. Ela cometeu ofensas racistas a guardas do programa BRT Seguro, da Secretaria de Ordem Pública (Seop).
Câmeras de segurança flagraram o momento que ela tenta entrar na estação sem pagar. Pouco depois, uma viatura encosta e aborda a mulher, que se exalta.
“Ao ser abordada e orientada a deixar o local, ela se recusou a sair, afirmou que não pagaria a tarifa e passou a proferir ofensas racistas e até mesmo homofóbicas contra um dos agentes, utilizando expressões como ‘macaco’ e ‘preto nojento’”, afirma o posicionamento do órgão municipal.
Diante da agressividade, ela precisou ser algemada e levada para a 32ªDP (Taquara).
Um vídeo gravado dentro da viatura mostra a mulher gritando:
“Negro nojento, você é um negro nojento, eu sou negra igual a você, você é um negro nojento, podre. Eu sou negra igual a você, quero ver você meter o caô que eu tô de racismo. Eu sou preta igual a você, mas não sou suja imunda igual a você”.
“Você envergonha nossa classe, você envergonha aqueles que sofreram e morreram no tronco. Você é um feitor nojento”, continua.
Ela foi autuada por injúria racial e ficou presa. O g1 tenta localizar a defesa da mulher.