Uma mulher, de 28 anos, foi presa nesta segunda-feira (15), por lesão corporal dolosa e maus-tratos contra seu filho, de 10 anos, no município de Cáceres (a 218 km de Cuiabá). A suspeita jogou água quente contra o garoto ao se irritar por um acidente doméstico.
Segundo a Polícia Civil, o caso teve início no dia 6 de setembro. O crime ocorreu quando a mãe da criança, sob efeito de bebida alcoólica, se irritou por um acidente doméstico, ocorrido quando o menino temperava água para que a irmã mais nova tomasse banho.
Furiosa, a mulher jogou água quente contra o filho. A criança sofreu queimaduras graves nas costas e braços e não foi levada imediatamente para receber atendimento médico.
A princípio, o menino foi tratado com pomada de assadura em casa. No dia 7 de setembro, ele foi levado para a casa da tia e recebeu a visita do Conselho Tutelar, que o levou para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Ao saber do ocorrido, a avó materna procurou a Delegacia Especializada da Defesa da Mulher (DEDM) de Cáceres e denunciou a filha. O menino contou à avó que já tinha sido espancado com cinto no dia 4 de setembro por ter pegado R$ 4.
Devido à gravidade dos ferimentos, a vítima precisou ficar internada no Hospital Regional da cidade. A criança só recebeu alta nessa segunda-feira (15) e está sob a guarda da avó materna.
Assim que acionada, a Polícia Civil deu início às investigações do caso e constatou que não se tratava de um fato isolado, mas sim que a criança já havia sofrido outras agressões.
Diante disso, o delegado Fabrício Lobato Alencar representou pela prisão da mãe, visando garantir a proteção física e psicológica da criança e impedir novas ações violentas, devido à gravidade das lesões causadas.
O inquérito policial segue em andamento para a completa elucidação dos fatos. Denúncia de casos de violência contra crianças e adolescentes podem ser realizadas através do Disque 100 ou diretamente nas delegacias de polícia.