Faleceu nesta sexta-feira (18), em um hospital de Cuiabá, a advogada e professora Ana Emília Iponema Brasil Sotero, aos 68 anos. Ela estava internada para tratamento oncológico.
Nascida em 7 de maio de 1956, em Porto Alegre (RS), Ana Emília atuava em Mato Grosso desde 2003 e se destacou nacionalmente por sua atuação na defesa dos direitos das mulheres, especialmente no enfrentamento à violência de gênero. Era assessora técnica da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência do Poder Judiciário de Mato Grosso (Cemulher-MT) e reconhecida como uma das maiores entusiastas e especialistas da Lei Maria da Penha , de quem era amiga pessoal.
Em sua trajetória, foi superintendente estadual de Políticas Públicas para as Mulheres em Mato Grosso, presidiu a seção estadual da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ) e também comandou o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher.
Em abril deste ano, Ana Emília foi uma das homenageadas na série documental mato-grossense Mulheres de (Re)Existência, que retrata histórias de superação de mulheres quilombolas, ribeirinhas, indígenas e periféricas.
Ela deixa duas filhas, Christiane e Natália, a neta Anna Raphaella e o marido, o advogado Carlos Sotero.