icon-weather

Sexta-feira, 01 de Agosto de 2025, 14h:13 - A | A

POLÊMICA DO RADAR

Abilio reforça promessa de retirar radares e diz que segurança no trânsito está acima da arrecadação

Em entrevista à imprensa, nesta quinta-feira (1º), ele assegurou que a arrecadação com multas de trânsito não é prioridade de sua gestão e reiterou o compromisso de substituir parte dos equipamentos por lombadas eletrônicas

Da Redação

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), voltou a afirmar que irá reduzir o número de radares eletrônicos instalados nas ruas da Capital.

Em entrevista à imprensa, nesta quinta-feira (1º), ele assegurou que a arrecadação com multas de trânsito não é prioridade de sua gestão e reiterou o compromisso de substituir parte dos equipamentos por lombadas eletrônicas.

“Não estou muito preocupado com arrecadação vinda de radar. A minha preocupação é o trânsito ser seguro. Agora, a questão se arrecada mais ou menos com multa, não é o meu interesse principal”, declarou o prefeito.

Abilio explicou que, embora o contrato com a empresa atual tenha vencido em julho, um contrato emergencial está sendo elaborado para garantir a manutenção dos serviços por alguns meses até que uma nova licitação seja concluída.

Ele ressaltou que há decisões judiciais que impedem a retirada de radares em determinadas vias da cidade, por serem considerados essenciais para evitar acidentes graves.

Desde a campanha eleitoral, o prefeito já vinha criticando o modelo atual de fiscalização eletrônica, que considera meramente arrecadatório.

Ele chegou a classificar os radares como “caça-níqueis” e defende a instalação de alternativas mais educativas e menos punitivas, como lombadas eletrônicas bem sinalizadas.

“Já pedi a remoção de alguns radares em locais onde o trânsito é tranquilo e não há mais necessidade de fiscalização eletrônica. Ao mesmo tempo, solicitamos a substituição por lombadas e reforço na sinalização, justamente para evitar a ideia de armadilha ao motorista”, completou.

Abilio também disse que vem tratando do tema com a vice-prefeita e secretária de Mobilidade Urbana, Coronel Vânia Rosa, para definir os pontos onde a retirada dos equipamentos será possível.

Ele ressaltou que locais com alto índice de acidentes, como o Contorno Leste, devem manter algum tipo de controle eletrônico, ainda que em formato diferente.

Comente esta notícia