A candidatura da deputada estadual Janaina Riva ao Senado é o principal projeto do MDB em Mato Grosso para as eleições de 2026. O cenário, no entanto, ainda é de cautela nas articulações, diante da indefinição da federação com o Republicanos. Segundo o deputado estadual Thiago Silva, a demora no avanço das conversas em Brasília impacta diretamente na formação de alianças e estratégias no Estado.
“Estamos aguardando várias lideranças nacionais e estaduais sobre a decisão da federação. Isso é importante, principalmente, quando se trata de partidos grandes, como ocorreu com a federação do União e PP. É preciso trabalhar para ser grande”, afirmou o parlamentar.
Apesar do ritmo lento das negociações em nível nacional, o MDB segue em movimento em Mato Grosso. A prioridade é consolidar a candidatura de Janaina, além de montar chapas competitivas para a Assembleia Legislativa e a Câmara Federal, com o objetivo de manter sua atual representatividade: quatro deputados estaduais e dois federais.
Segundo Thiago, o partido tem investido em momentos de filiação e está aberto a receber novos nomes. “Estamos fortalecendo a chapa, buscando grandes nomes, para somar e manter as bancadas”, completou.
Nos bastidores, há expectativa de que uma definição sobre a federação possa dar mais clareza às estratégias do partido, especialmente nas costuras para o Senado e para ampliar seu espaço na majoritária. Até lá, a legenda deve seguir apostando na capilaridade de Janaina e na organização da base estadual.