icon-weather

Terça-feira, 18 de Novembro de 2025, 13h:56 - A | A

JOÃO BATISTA DE OLIVEIRA

Parque Novo MT

Trata-se não só de um espaço físico, mas de um projeto civilizatório

João Batista de Oliveira

O Governo de Mato Grosso tem enfrentado algumas críticas em relação à maior obra pública já idealizada e executada no Estado, o Parque Novo Mato Grosso. Mas é importante lembrar que, na política, unanimidade não existe , e talvez nunca vá existir.

 

Ainda assim, é impossível ignorar que grande parte das críticas não nasce de argumentos técnicos, mas sim de inveja, oposição automática, oportunismo político ou até mesmo da incapacidade de enxergar a verdadeira magnitude dessa realização histórica.

 

O Parque Novo Mato Grosso não é apenas um espaço físico.

 

Ele é uma visão de futuro, um projeto civilizatório, um marco que recoloca o Estado no patamar onde sempre mereceu estar. Será um ambiente pulsante para entretenimento, cultura, turismo, eventos, formação profissional, debates nacionais e internacionais, atraindo pessoas que, ao chegarem aqui, descobrirão talvez pela primeira vez, a potência extraordinária de Mato Grosso.

 

 

Ali, congressos e encontros sobre saúde, educação, logística, agronegócio, tecnologia, infraestrutura e inovação vão mostrar ao Brasil e ao mundo por que o Estado cresce três vezes mais do que a média nacional e por que é hoje um motor vital do desenvolvimento do país.

 

É curioso perceber que, quando um governo ousa fazer algo grandioso, inovador, fora do lugar comum, ao invés de receber reconhecimento, muitas vezes enfrenta o silêncio ou críticas vazias. Mas a verdade é simples obras gigantescas incomodam quem pensa pequeno.

 

E o Parque Novo Mato Grosso é grande demais para caber na mente daqueles que nunca sonharam além do próprio limite.

 

Além disso, o protagonismo que o esporte automobilístico terá nesse complexo projetará Mato Grosso para o cenário mundial, atraindo olhares, investimentos e oportunidades. Será um chamariz internacional, mais uma porta aberta para que o mundo conheça a energia, a força e a modernidade do nosso Estado.

 

A verdade é que muitos governos anteriores sonharam com algo parecido, mas ficou apenas no sonho. A atual gestão teve coragem, planejamento e determinação para transformar esse sonho em realidade.

 

Se existem as sete maravilhas do mundo, para nós, mato-grossenses de alma, coração e bairristas, o Parque Novo Mato Grosso será, sem exagero algum, a oitava maravilha.

E quem quiser pensar o contrário, que pense.

 

Isso não muda, nem de longe, o orgulho que sentimos e nem diminui a grandiosidade do que está sendo construído para as próximas gerações.

 

João Batista de Oliveira é ex-secretário de Governo na gestão Blairo Maggi e ex-secretário de governo e comunicação na gestão Mauro Mendes.

Comente esta notícia